Complicações e problemas secundários

- Problemas Psicológicos
Os problemas mais comuns associados ao AVC são, a depressão, o isolamento, a irritabilidade, a impaciência e a impulsividade.

- Contracturas e Deformidades
São resultado da perda de movimentos, espasticidade e posicionamento inadequado.

- Trombose Venosa Profunda e Embolia Pulmonar
São complicações potenciais para todos os pacientes imobilizados e os sintomas mais comuns são, a dor, a hipersensibilidade, o edema e a descoloração da perna.

- Dor
Este sintoma provém da perda sensorial contra – lateral da lesão. A dor é em queimadura no lado hemiplégico, sendo aumentada por estímulos ou contactos.

- Problemas Urinários e Intestinais
A incontinência urinária pode exigir o uso de uma sonda de espera, sendo a sua remoção o mais desejável pois impede a ocorrência de infecções. Para os problemas intestinais pode ser necessário o uso de amolecedores das fezes e de dietas pobres em resíduos.

- Disfunção Oro – facial
A disfunção da deglutição, disfagia, é uma complicação comum pós AVC. A maioria apresenta corrimento de saliva, dificuldade na ingestão de alimentos, aspiração, disartria e assimetria dos músculos da expressão facial.

- Disfunção do Ombro
Ocorre em 70 a 80% dos indivíduos pós AVC.

- Diminuição da Resistência / Problemas Cardíacos Adjuvantes
Pacientes que sofreram um AVC secundário a causas cardíacas podem evidenciar débito cardíaco prejudicado, descompensação cardíaca e graves desordens do ritmo, originando limitações cardíacas na tolerância ao exercício físico.